Pular para o conteúdo
Golpes em condomínio

GOLPES

Cartilha para evitar golpes comuns em condomínios

O objetivo da PLENA é orientar os condôminos e suas equipes de portaria, quanto aos golpes que estão sendo praticados na atualidade em condomínios. Para que não haja dúvida ou falha no entendimento, foi utilizada uma linguagem ilustrada e simples.

Toda base de informação da Cartilha PLENA veio de materiais divulgados pelas polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo.

Essas orientações, somadas a outras medidas de controle de acesso, podem trazer mais tranquilidade ao condomínio.

Compartilhe com amigos, colegas de trabalho e familiares. Vamos juntos combater esses golpes.

Conheça alguns dos golpes mais comuns. Veja a cartilha completa abaixo:

falso morador

1. GOLPE DO FALSO MORADOR

1.1. Como os bandidos agem: Os bandidos observam determinados moradores. Olham suas roupas e acessórios para se caracterizarem iguais, e assim, conseguirem enganar o porteiro e entrar no condomínio. Já no condomínio, invadem apartamentos vazios e interfonam para a portaria autorizando a entrada de seus comparsas.
1.2. Como se proteger:
Porteiro:

• Estar sempre atento a entrada de pessoas;
• Caso tenha dúvida se determinada pessoa é moradora do condomínio ou não, deve barrar seu acesso e identificá-la através de seus dados pessoais;
• Somente liberar seu acesso após confirmação no sistema.

2. GOLPE DO FALSO VISITANTE

2.1. Como os bandidos agem: O bandido faz uma ligação telefônica para a portaria, se passando por morador de um determinado apartamento. Esta ligação é para autorizar a entrada de um suposto visitante. O falso morador passa os dados do visitante e autoriza sua entrada. O falso visitante, já dentro do condomínio, realiza os assaltos.

2.2. Como se proteger: Porteiro:
• Nunca deve aceitar autorizações de acesso realizadas por telefone.
Condômino:
• Se você precisar autorizar o acesso de alguém em sua ausência, insira as informações no sistema de gerenciamento do seu condomínio ou envie uma autorização de acesso à administradora via e-mail e confirme com o síndico ou zelador, por mensagem de áudio de seu próprio celular.

falso corretor

3. GOLPE DO FALSO CORRETOR DE IMÓVEIS

3.1. O bandido verifica que existe um apartamento para ser vendido naquele prédio, se passa por um corretor de imóveis pronto para mostrar o apartamento para outros moradores, que no caso são seus comparsas, entram no condomínio e realizam o assalto.

3.2. Porteiro: Não autorizar a entrada de nenhum corretor que não esteja acompanhado de autorização previamente avisada ao condomínio, não deixar entrar sem antes verificar com o condômino que morava no apartamento qual empresa e nome do corretor responsável pela venda do imóvel.

3.3. Condômino: Sempre deixe o seu porteiro informado sobre a empresa e pessoa responsável por cuidar do seu apartamento.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin